MAIS INFORMAÇÕES 👉

Capacitação Essencial para apoiar e promover a inclusão de estudantes com deficiência e transtornos do espectro autista.

Capacitação Essencial para apoiar e promover a inclusão de estudantes com deficiência e transtornos do

espectro autista.

Capacitar e preparar profissionais para atuar como Cuidadores Educacionais, oferecendo suporte a crianças e estudantes com deficiência e/ou transtornos do espectro autista que possuem alto grau de dependência no ambiente escolar. O curso abrange conhecimentos teóricos e práticos para auxiliar nas atividades de cuidado, higiene, alimentação e locomoção, promovendo inclusão, qualidade de convivência e o desenvolvimento da independência e autonomia dos estudantes, conforme estabelecido no art. 24 da Resolução CME nº35/2017

Capacitar e preparar profissionais para atuar como Cuidadores Educacionais, oferecendo suporte a crianças e estudantes com deficiência e/ou transtornos do espectro autista que possuem alto grau de dependência no ambiente escolar.


O curso abrange conhecimentos teóricos e práticos para auxiliar nas atividades de cuidado, higiene, alimentação e locomoção, promovendo inclusão, qualidade de convivência e o desenvolvimento da independência e autonomia dos estudantes, conforme estabelecido no art. 24 da Resolução

CME nº35/2017

Mínimo de 18 anos

Ensino Médio Completo

Mínimo de 18 anos

Ensino Médio Completo

Aula inaugural (3h): Palestra motivacional com coffe break –


Módulo 1: História da Inclusão Social e Escolar - Talita Lemos de Oliveira


◻️ Aula 1 (3h) - Histórico e definição.Educação Inclusiva.


◻️ Aula 2 (3h) - Transtornos de Aprendizagem.



Módulo 2: Atribuição do cuidador educacional - Maeli de Souza Batista



◻️Aula3 (3h) - Função do cuidador educacional. Áreas e/ou espaços para a atuação profissional.

- Ética e postura profissional no ambiente de trabalho.

- O que o cuidador não pode fazer. 



Módulo 3: Noções de intervenção junto as pessoas com deficiência física

e alto grau de dependência - Jessica Labatut



◻️Aula 4 (3h): Intervenções junto às limitações apresentadas pelo aluno: mobilidade, higiene pessoal e alimentação.

- Percepção de maus tratos e/ou negligência diferentes de acidentes comuns.

Atividades da Vida Diária (ADVs), auxílio à autonomia.




Módulo 4: Público da Educação Especial/Legislação - Maristela Carneiro


◻️Aula 5 (3h) - Legislação Federal.

-   Legislação e especificações legais sobre a inclusão e deficiência. Resolução CME do município de Caxias do Sul, Nº, 35 de maio de 2017.


◻️Aula 6 (3h) - Atendimento Educacional Especializado- AEE. 



 

Módulo 5: Noções de intervenções vinculados à saúde - Camila Vaccari


◻️ Aula 7(3h) - Prevenção de acidentes e Primeiros Socorros .


◻️ Aula 8(3h) - Intervenções junto aos alunos com diabetes mellitus tipo 1, epilepsia, hidrocefalia, ostomizados e outros. Auxílio com doenças que envolvam sonda, cateter, bolsas de colostomia, fragilidade óssea, e outros.




Módulo 6: Atuação do cuidador frente as diferentes características das

deficiências física e sensoriais - Simoni do Amaral


◻️ Aula 9 (3h) - Deficiência física, auditiva e visual.

- Desenvolvimento neuropsicomotor.


◻️ Aula 10(3h) - Tecnologia Assistiva para a Educação Especial.



 

Módulo 7: Atuação do cuidador frente as diferentes características das deficiências intelectuais, síndromes, espectro de Autismo e transtornos - Amalia Noemia Cardoso


◻️ Aula 11(3h)- Deficiência intelectual. Deficiência intelectual com síndrome (Down, Willians, Dandy Walker,...


◻️ Aula 12(3h) - Espectro de Autismo – TEA.

-Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Transtornos mentais.



 

Módulo 8: Desempenho do cuidador no que diz respeito as atividades Lúdicas

e recreativas - Eliana Borges



◻️Aula 13 (3h) - Adaptação a criança na escola. Atividades recreativas e lúdicas. Auxílio nas aulas de Educação Física e recreios escolares.

◻️Aula 14 (3h) - Influenciar e auxiliar com brincadeiras inclusivas. Comunicação com professor e pais.


 

Aula inaugural (3h): Palestra motivacional com coffe break


Módulo 1: História da Inclusão Social e Escolar - Talita Lemos de Oliveira


◻️ Aula 1 (3h) - Histórico e definição.Educação Inclusiva.


◻️ Aula 2 (3h) - Transtornos de Aprendizagem.



Módulo 2: Atribuição do cuidador educacional - Maeli de Souza Batista



◻️Aula3 (3h) - Função do cuidador educacional. Áreas e/ou espaços para a atuação profissional.

- Ética e postura profissional no ambiente de trabalho.

- O que o cuidador não pode fazer. 



Módulo 3: Noções de intervenção junto as pessoas com deficiência física e alto grau de dependência - Jessica Labatut



◻️Aula 4 (3h): Intervenções junto às limitações apresentadas pelo aluno: mobilidade, higiene pessoal e alimentação.

- Percepção de maus tratos e/ou negligência diferentes de acidentes comuns.

Atividades da Vida Diária (ADVs), auxílio à autonomia.




Módulo 4: Público da Educação Especial/Legislação - Maristela Carneiro


◻️Aula 5 (3h) - Legislação Federal.

-   Legislação e especificações legais sobre a inclusão e deficiência. Resolução CME do município de Caxias do Sul, Nº, 35 de maio de 2017.


◻️Aula 6 (3h) - Atendimento Educacional Especializado- AEE.



 

Módulo 5: Noções de intervenções vinculados à saúde - Camila Vaccari


◻️ Aula 7(3h) - Prevenção de acidentes e Primeiros Socorros .


◻️ Aula 8(3h) - Intervenções junto aos alunos com diabetes mellitus tipo 1, epilepsia, hidrocefalia, ostomizados e outros. Auxílio com doenças que envolvam sonda, cateter, bolsas de colostomia, fragilidade óssea, e outros.




Módulo 6: Atuação do cuidador frente as diferentes características das deficiências física e sensoriais - Simoni do Amaral


◻️ Aula 9 (3h) - Deficiência física, auditiva e visual.

- Desenvolvimento neuropsicomotor.


◻️ Aula 10(3h) - Tecnologia Assistiva para a Educação Especial.



 

Módulo 7: Atuação do cuidador frente as diferentes características das deficiências intelectuais, síndromes, espectro de Autismo e transtornos - Amalia Noemia Cardoso


◻️ Aula 11(3h)- Deficiência intelectual. Deficiência intelectual com síndrome (Down, Willians, Dandy Walker,...


◻️ Aula 12(3h) - Espectro de Autismo – TEA.

-Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Transtornos mentais.



 

Módulo 8: Desempenho do cuidador no que diz respeito as atividades Lúdicas

e recreativas - Eliana Borges



◻️Aula 13 (3h) - Adaptação a criança na escola. Atividades recreativas e lúdicas. Auxílio nas aulas de Educação Física e recreios escolares.


◻️Aula 14 (3h) - Influenciar e auxiliar com brincadeiras inclusivas. Comunicação com professor e pais.


 

45 horas

14 encontros Presenciais


CURSO COM CERTIFICADO DE 45 HORAS

Aulas SEGUNDAS e QUARTAS:

das 19h às 22h

AULA INAUGURAL

SÁBADO das 09h às 12h

Local:

Paideia - Centro de Estudos Alternativos


R: Dr. Bozano, 715 - 1º Andar

São Pelegrino - Caxias do Sul




QUER MAIS INFORMAÇÕES?

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Preencha com seus dados abaixo para receber melhores informações

Preencha com seus dados abaixo para

receber melhores informações